O futuro shopping da Urlândia obteve ontem a licença prévia da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), que é um dos principais documentos que antecedem o início da obra e um dos mais complexos e demorados para se obter. Na prática, se não houver imprevistos, falta bem pouco para que a construção do shopping Praça Nova Santa Maria comece.
Agora, o processo passará para análise final da prefeitura, que concederá a chamada licença de instalação _ documento que realmente libera as máquinas para começar a construção.
Segundo a Fepam, foram feitas apenas algumas exigências à empresa responsável pelo futuro shopping, como o plantio de árvores às margens do Arroio Cadena para compensar a retirada de árvores que ficam no terreno. A Fepam também pediu que a empresa retire uma rede da Corsan, que passa onde será o shopping. Será preciso transferir essa rede para outro local próximo.
O shopping será erguido num terreno às margens da BR-287, que fica diagonal à sede da Expresso Medianeira. A VBI Investimentos ainda não tem previsão de início da obra, pois depende ainda da última licença da prefeitura. Porém, em princípio, como há poucas exigências ainda a serem cumpridas, é possível que a construção comece até os primeiros meses de 2015. A empresa prevê uma obra rápida, de apenas 10 meses, para erguer e concluir o shopping. Ele deve custar R$ 120 milhões e ter 217 lojas. Se tudo correr bem, ele poderia ser inaugurado até o final de 2015.